quarta-feira, 1 de julho de 2015

Submissão de Resumos - FAQ

O ponto focal da I Reunião Acadêmica de Ciências Biológicas é a apresentação oral dos resultados de pesquisas e investigações conduzidas por alunos de Ciências Biológicas do estado do Acre, independente de a qual instituição de ensino o discente pertença.

Nosso intuito é criar um espaço de compartilhamento de conhecimento, propiciando o intercâmbio do saber, o networking entre pesquisadores, docentes e demais interessados e a comunicação entre as diversas instituições de ensino superior do estado do Acre.

Para esclarecer alguns pontos, criamos este FAQ. Caso sua pergunta não seja respondida aqui, envie um email contendo sua dúvida para cabioufac@gmail.com.


1. Quem pode submeter resumos para a I Reunião Acadêmica?
R.: Todos os alunos dos diversos cursos de Ciências Biológicas de Instituições de Ensino Superior do estado do Acre, sejam públicas ou privadas. Se você conduziu ou conduz pesquisa subvencionada pela sua instituição de ensino, você pode submeter o seu resumo.

2. Minha pesquisa ainda não tem resultado/ainda está em curso/acabou de começar. Posso participar?
R. Sim. A conclusão da pesquisa não é critério eliminatório para a submissão de resumos. Basta apresentar um resumo detalhado do trabalho que está sendo levado a cabo, e seu resumo será submetido à apreciação da banca avaliadora em pé de igualdade com os demais resumos. 

3. Quando posso enviar meu resumo para avaliação?
R. Devido a contingências além do nosso controle, o cronograma teve de ser alterado. Desta forma, o período de submissão de resumos foi postergado para o período de 14 a 21 de Novembro de 2016.

4. Quantos resumos eu posso enviar?
R. Quantos você quiser. Mas lembre-se, apenas um será escolhido. Caso você envie três resumos, e um deles for escolhido, os outros dois serão desclassificados. Ou seja, mesmo que você envie 80 resumos, caso seja escolhido, apenas um será efetivamente apresentado.

5. Quantos resumos serão escolhidos para apresentação oral?
R. Depende de quantos resumos forem submetidos. Inicialmente, previmos 24 resumos a serem apresentados. Caso o número de subscrições exceda 50, ampliaremos o número mínimo de apresentações a 32.

6. Quanto tempo terá cada apresentação oral?
R. 30 minutos.

7. Quem avalia os resumos e os escolhe?
R. Uma comissão composta por professores doutores da Universidade Federal do Acre, especialmente designada para esta função.

8. Quais são os critérios de avaliação?
R. Os critérios são os básicos de todo seminário de iniciação científica. Os resumos devem seguir as regras ABNT, e conter as seções "Introdução", "Materiais e Métodos", "Discussão", "Conclusão" e "Bibliografia". No caso de pesquisas em curso ou em vias de conclusão, a seção "Conclusão" poderá conter um resumo do trabalho realizado até o momento.

9. Quando vou saber se meu resumo foi escolhido?
R. No dia 24 de Novembro de 2016 será publicada a lista dos escolhidos. Além disso, os selecionados receberão um e-mail confirmando sua participação.

10. Fui escolhido! E agora?
R. Parabéns! Maiores informações serão enviadas por e-mail.

11. Não fui escolhido! E agora?
R. Não se preocupe, ainda é possível participar. Os 10 melhores projetos que não forem selecionados para apresentação oral poderão ser escolhidos para apresentar seus banners.

12. Fui escolhido para apresentar um banner. E agora?
R. Um e-mail com instruções será enviado para todos os escolhidos para apresentação de banner.